Como calcular a data de parto do meu bebé?
Há muitas opções disponíveis. As mulheres grávidas podem usar uma calculadora online ou consultar o seu obstetra e ginecologista para obter a resposta mais precisa. A nossa calculadora acima está disponível para ajudar a planear e estimar quando o bebé pode chegar. Introduza o primeiro dia do seu último período menstrual, e obterá uma data aproximada do parto para a sua gravidez.
Com esta informação, pode começar a planear o grande dia e preparar a sua casa com todo o material necessário. O cálculo da data de nascimento de um bebé pode parecer difícil no início. Contudo, felizmente, estão disponíveis ferramentas de calculadora para o tornar rápido e fácil!
A data de parto do meu bebé pode mudar?
A gravidez pode ser um momento excitante mas imprevisível. Em muitos casos, a gravidez geralmente progride, e a data do parto permanece inalterada. No entanto, suponha-se que a gravidez não decorre como esperado devido a condições de saúde ou outros factores. Nesse caso, a data do parto poderá ter de ser ajustada em conformidade.
As mulheres devem contactar regularmente o seu médico durante toda a gravidez para que quaisquer alterações à data prevista de vencimento possam ser comunicadas o mais cedo possível.
A comunicação regular com um médico ajudará a assegurar que as mulheres grávidas sejam mantidas actualizadas sobre quaisquer alterações feitas à sua linha temporal de gravidez.
Apesar de ser uma data firme acordada por um profissional médico, a data de parto de um bebé está sempre sujeita a alterações.
Um bebé nasce normalmente entre duas a quatro semanas após a data de vencimento original. Esta variabilidade é geralmente devida a factores fora do seu controlo, tais como a saúde e crescimento fetal ou o amadurecimento da gravidez - o que significa que o seu pequeno feixe de alegria pode escolher quando estão prontos para a sua chegada!
O que acontece se ultrapassar a data de parto do seu bebé?
Ultrapassar a data do seu parto de gravidez pode ser uma experiência de ruptura de nervos. Os bebés chegam quando estão prontos, mas normalmente não mais de duas semanas após a data de parto da gravidez.
Muitas das futuras mães preocupam-se com a possibilidade do seu nascimento deslizar para o terceiro trimestre, mas normalmente isto não é necessário.
O seu obstetra discutirá as suas opções para induzir o parto se este se tornar necessário por razões médicas ou se a espera não for segura para a mãe ou bebé. Em última análise, alguns dias após a data do parto não é motivo de preocupação e não deve causar demasiados inconvenientes ou perigos para si ou para o seu bebé.