O que é a inflação?
A inflação é um conceito económico que explica a desvalorização de uma moeda ao longo do tempo, devido ao aumento dos preços de mercado. Em termos mais simples, a inflação descreve um aumento dos preços globais de bens e serviços dentro de uma economia durante um período de tempo.
Pode ocorrer por várias razões, tais como um aumento na oferta de dinheiro ou uma diminuição na produção.
Essencialmente, a inflação ocorre quando há mais procura de produtos do que a oferta disponível desses produtos no mercado, levando, em última análise, a custos mais elevados para os consumidores.
Os efeitos de ondulação da inflação podem afectar economias inteiras e até levar à estagflação se não forem geridos adequadamente. Os governos utilizam políticas de combate à inflação e outras medidas de combate à inflação como o ajustamento das taxas de juro ou a retirada de circulação da moeda para manter a estabilidade dos preços e ajudar a combater as repercussões negativas da inflação.
Mede-se normalmente através do rastreio do custo de um cabaz de bens e serviços de consumo, tais como alimentação ou habitação, ao longo de vários anos.
À medida que a inflação aumenta, aumenta também o poder de compra dos consumidores, mas também corrói as suas poupanças se estes não investirem em activos que possam acompanhar a inflação. Em última análise, a inflação afecta todos os que participam na economia e desempenha um papel importante quando se trata de definir a política monetária.
Quais são as razões para o aumento da inflação?
A inflação tem vindo a aumentar nos últimos anos devido a uma série de factores. Uma das principais razões é o aumento dos custos de produção. Isto deve-se ao aumento dos preços das matérias-primas e da energia, que têm sido impulsionados por uma forte procura global.
Outro factor-chave da inflação tem sido os salários, que têm crescido a um ritmo mais rápido do que a inflação nos últimos anos. E outro factor que contribui para a inflação é a impressão do dinheiro, especificamente durante a pandemia da covida.
Quando há mais dinheiro em circulação, ele torna-se menos valioso e os preços aumentam. Isto resulta em pressões inflacionistas à medida que as pessoas tentam gastar o seu dinheiro antes que ele perca o seu valor. Isto levou a um aumento do poder de despesa interna e a um correspondente aumento da inflação.
Inflação quanto tempo vai durar?
A inflação tem vindo a aumentar nos últimos anos. Embora a inflação possa ter alguns benefícios, também pode ser prejudicial para uma economia. A inflação pode durar uma variedade de períodos de tempo diferentes. A inflação pode durar alguns meses, ou pode durar anos.
Embora a inflação seja normal, pode ser problemática quando se mantém durante um longo período de tempo. a inflação corrói o poder de compra do dinheiro, o que pode levar a preços mais elevados de bens e serviços.
A inflação é frequentemente impulsionada por uma variedade de factores, incluindo aumentos no custo de vida, aumentos no preço do petróleo, ou outras mercadorias. Se a inflação não for abordada, pode ter consequências graves numa economia.
As nossas calculadoras
Calculadora da inflação - Introduzir um preço e calcular como esse preço é ajustado de acordo com a inflação durante um determinado período de tempo. Por exemplo, quanto é que um produto que custaria 4 Euro (Portugal) em 1995 custou 20 anos mais tarde?